quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Estima

"Anda, vai ver outra vez as rosas. Vais perceber que a tua é única no mundo. Quando vieres ter comigo, dou-te um presente de despedida: conto-te um segredo.(...)- Adeus...- Adeus - disse a raposa. - Vou-te contar o tal segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos...- O essencial é invisível para os olhos - repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer.- Foi o tempo que tu perdeste com a tua rosa que tornou a tua rosa tão importante.- Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... - repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer.- Os homens já se esqueceram desta verdade - disse a raposa. - Mas tu não te deves esquecer dela. Ficas responsável para todo o sempre por aquilo que está preso a ti. Tu és responsável pela tua rosa...- Sou responsável pela minha rosa... - repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer."

"O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry

1 comentário:

Eliana Machado disse...

Guarda-a…
Guarda-a dentro de ti, no teu coração, na tua alma…
Estima-a… mima-a com todos os teus sentidos…
Toca-a com a respiração, abraça-a com a intensidade do teu suspiro, mostra-lhe as tuas mãos… fá-la ver como ela te toca…
Segue-a com os olhos… fixa os seus movimentos, acompanha-a na dança… os teus olhos devem-lhe falar ao coração…
Cheira-a… sente o que ela te diz com os gestos, com o sorriso…

Mas não a pises!...
A melhor estima que lhe podes ter é o respeito… respeito pelo que ela te dá… e ela dá-se no seu todo, no seu melhor, até na sua vergonha… Porque também ela te protege sem saberes… Também ela te quer bem de uma forma tão sóbria mas tão irreal que nem nos teus devaneios mais insolentes te vai ocorrer…

Ela está na tua redoma de vidro… Podia ter ficado num vasto campo, mas não! Escolheu-te.
Escolheu arriscar.
Isso confere-te uma importância inimaginável… És importante para ela, na vida dela…
Lembra-te disso sempre que acordares, sempre que estiveres mais melancólico… lembra-te disso sempre. Sempre.

As rosas são muito sensíveis… e cada rosa é única.